Dúvidas Frequentes – Franquia Master House

Filtro de Candidatos

Devido ao alto número de candidatos a franqueados Master House, elaboramos este FAQ com o intuito de esclarecer ao máximo como funciona o sistema de franquias Master House. Também funciona como filtro inicial àqueles candidatos que não se enquadram no perfil ideal ou não se identificam com nossa missão. Organizamos este documento por partes para facilitar a sua leitura e entendimento.

Transparência Master House

A Rede Master House de Franquias busca por parceiros comerciais de qualidade para a expansão da marca através de franquias. Temos a missão de gerar tranquilidade aos nossos clientes no segmento de reparos, reformas e manutenção de imóveis.

Nossos franqueados devem ser qualificados e altamente instruídos sobre nosso negócio para que não haja surpresas posteriores à assinatura do Contrato de Franquia. Elaboramos estas perguntas e respostas para esclarecermos ao máximo o que é e como opera uma Franquia Master House. Leia com atenção antes de candidatar-se a franqueado. Esperamos revê-lo em breve!

PARTE I - Introdução à Franquia Master House

1O que é a Franquia Master House?

A Master House é um pioneiro sistema de franquias do setor de prestação de serviços em reparos, reformas e manutenções residenciais e/ou comerciais que preza pela excelência e qualidade únicas no ramo.

Devido ao know how de mais de 40 anos na área, seus profissionais montaram um sistema completo com todos os procedimentos necessários para obtenção de pleno SUCESSO no mercado, através de serviços bem prestados (veja a “Nossa História”).

2Qual a vantagem de investir em uma Franquia Master House?

Adquirindo uma bandeira Master House, você já inicia um negócio com marca FORTE de verdade, em um dos segmentos de maior crescimento no Brasil: o da construção civil, pequenos reparos, reformas e manutenções.

Possui grande vantagem financeira: imagine iniciar seu próprio negócio, tendo que elaborar identidade visual, site, sistema de administração, uniformes, marketing digital, pesquisa de mercado, entre milhares de outros itens. Seu custo inicial com certeza ultrapassará a taxa de franquia. Mais além, você não participará de nenhuma Rede ou Grupo, o que lhe enfraquecerá muito no setor comercial, aumentando suas chances de falência.

Também lhe dá o direito de absorver todo nosso know how de mais de 40 anos de experiência através de um Treinamento de Gestão, para entender como trazer lucro à sua franquia, Manual do Franqueado, Software Aquiles v2.0 para Gestão da sua Franquia Padronizada, Planilha de Fluxo de Caixa, Documentos e Contratos utilizados nas operações usuais, Marketing massivo para todo país, além de contar com o suporte de um Dpto. Jurídico, Arquitetura, Comercial, Assessoria de Imprensa, Marketing, RH e Consultoria de Campo & Negócios.

3Há mercado na área em atuarei?

Nosso mercado é gigantesco. E queremos todo ele para nós. Atualmente, os setores de reforma e manutenção movimentam em torno de R$ 80 bilhões anuais, segundo a Abramati - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção.

Considerando somente os imóveis usados com pelo menos 15 anos de construção, são mais de 60 milhões de unidades residenciais e 15 milhões comerciais ou industriais. Além destes, há os mais de 15 milhões de imóveis novos que também precisam de instalação de ventiladores de teto, aparelhos de ar-condicionado, montagens de móveis, instalações de forro de gesso, instalação de torneiras e louças, elétrica, iluminação, pintura, etc. Ou seja, são mais de 90 milhões de imóveis que necessitam de manutenção e reforma.

4Não possuo experiência no ramo. Posso abrir uma franquia?
Com a absoluta certeza. Além de contar com nosso treinamento (RH, Marketing, Administração, Finanças, Jurídico, Operacional, etc), são os profissionais que serão contratados pelo franqueado que deverão ter conhecimento operacional do setor. O papel do franqueado será de gerenciar a área administrativa e auditar a qualidade dos serviços executados.
5Ao comprar uma franquia, serei obrigado a prestar apenas os serviços anunciados?
Desde que os serviços que você deseja prestar tenham a ver com reparos, reformas e manutenções, será liberado pela MASTER HOUSE prestá-los. São exemplos de extensões de serviços: serviço de chaveiro, serviço de esquadrias e serralheria, vidros, jardinagem, limpeza pós-obra, alguns tipos de marcenaria, entre diversos outros.
6Preciso ter empresa aberta (CNPJ) para adquirir uma Franquia?
Inicialmente não, já que os Contratos de Franquia são feitos com a pessoa física. No entanto, dependendo do porte e plano de negócios do franqueado em especial, ele deverá abrir uma ME (microempresa) ou MEI (micro empreendedor individual), obtendo um CNPJ para emissão de notas fiscais, em até 02 (dois) meses após a assinatura do contrato.
7Quais são as condições para me tornar um franqueado?

Em primeiro lugar, uma avaliação de seu perfil e qualificações. Após ler todo o material possível sobre franquias e sobre nossa empresa, você deverá se registrar em nosso sistema para candidatar-se a franqueado. Obviamente dúvidas ainda surgirão, e você deverá saná-las com o consultor de expansão responsável por seu processo, através do Skype masterhousesolucoes_1, telefone: +55 11 4319-2330 e e-mail expansao@masterhousesolucoes.com.br. Não hesite em tirar todas as suas dúvidas, quantas vezes forem necessárias.

Após as análises necessárias, você receberá a Circular de Oferta de Franquia, Plano Financeiro, Análise de Mercado Local e possivelmente será convocado para uma entrevista à distância ou presencial com algum de nossos diretores.

Após sinal verde da diretoria, você deverá assinar o Contrato de Franquia conosco, e executar o pagamento da Taxa de Franquia para ingressar na Rede.

PARTE II - Suporte a você como Franqueado

1A Master House oferece suporte ao franqueado? De que tipo?

Trabalhamos diuturnamente para que seja o melhor suporte do mercado. Visando consolidar nossa marca e nos mantermos número 1 em qualidade no Brasil, trabalhamos com a filosofia de que o sucesso dos nossos franqueados é o NOSSO sucesso.

Oferecemos suporte desde a busca e implantação do seu ponto comercial, até aspectos operacionais, como precificação dos serviços, marketing, recursos humanos, detre outras áreas nas quais o franqueado sentir necessidade.

2Como é feito o treinamento dos franqueados?

Os sócios-executivos da franquia serão treinados em São Paulo, no curso presencial, em todas áreas da empresa: Recursos Humanos, Jurídico, Finanças, Metas, Marketing, Plataforma de Gestão Online ©Aquiles, Operacional Básico, dentre outras.

Os funcionários da franquia receberão cursos on-line de especialização nas áreas de interesse do franqueado (pintura, elétrica, hidráulica, etc). Além disto, os cursos englobam o engajamento destes colaboradores, motivação, procedimentos operacionais padrão Master House, normas, manuais, entre outros assuntos.

3A franqueadora oferece mão-de-obra caso eu necessite?

A Master House possui profissionais homologados em sua Rede por todos Brasil, que foram testados e aprovados em testes teóricos e práticos e estão mais que aptos a realizar os serviços com padrão de qualidade Master House. Caso sua região ainda não tenha um profissional homologado, possuímos um Banco Nacional de Currículos, com mais de 25.000 candidatos das mais diversas áreas da construção civil.

Após um filtro inicial de currículos, o consultor de Campo & Negócios da Master House lhe auxiliará a entrevistar os candidatos às vagas via Skype.

Nosso papel também será indicar onde e como encontrar os profissionais qualificados para a marca Master House. Possuímos diversos outros materiais para avaliar a qualificação dos profissionais, como provas teóricas, práticas e um guia de condução de entrevistas para o franqueado, voltado para o setor da construção civil.

4Quantos funcionários são necessários inicialmente?

O número de funcionários e suas especializações dependerão da região e do modelo de negócios que o franqueado desejar iniciar. Nosso modelo mais básico é o home based, onde o franqueado inicialmente atuará de sua própria residência. Vale ressaltar que este modelo é apenas para profissionais que já atuam no setor, ou seja: eletricistas, encanadores, pedreiros, etc., que desejam se profissionalizar.

Para os diretores-franqueados, ou seja, os candidatos que não põem a mão na massa, o número de funcionários mínimos são 03 (três): uma secretária, um oficial de manutenção e um auditor das obras e reformas (papel que pode ser feito inicialmente pelo franqueado).

5A montagem e layout da franquia são feitos por vocês?
A Master House Franchising fornece o layout básico da sede da franquia e o treinamento da montagem do escritório.
6A franqueadora auxilia no marketing? Como?

Depois dos nossos serviços prestados com qualidade padrão Master House (e consequente propaganda boca-a-boca), o marketing é uma das essências do sucesso do nosso negócio. Fornecemos para o franqueado o material de divulgação regional inicial: cartões de visita, cartões de desconto, flyers/banners e até uniformes. Além disto, investimos mais de R$ 15.000,00 em mecanismos de busca on-line, como Google Adwords.

7Qual a imagem da marca Master House no mercado?
Nossa marca é o seu grande sucesso. Diferentemente de outras franquias que possuem inúmeras reclamações na web, nossa marca é fortíssima e não possuímos nenhuma pendência judicial ou qualquer outro tipo de ação que possa vir a ferir nossa imagem (consulte processos judiciais em http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/open.do > pesquisa por nome da parte > “ponha o nome da empresa”). Fuja de redes de franquias deste setor que contenham “Marido” ou “Doutor” ou “Resolve”, pois possuem bastantes reclamações na Rede e processos judiciais, o que prejudica a marca. É comum, também, algumas redes de franquias deixarem o franqueado sem qualquer tipo de suporte. Pesquise, leia, fique esperto! Em contrapartida, uma cidade que possui uma Master House é uma cidade afortunada pela qualidade dos nossos serviços.
8Há concorrência no ramo? Qual a política da Master House em relação a ela?

Sim, há concorrência tanto de empresas quanto de profissionais autônomos. Em relação aos autônomos, o mercado-alvo destes é diferente do nosso, não nos oferecendo perigo, pelo contrário: firmamos parcerias de fornecimento de serviços destes profissionais (MEI qualificados).

Em relação às empresas, nossa política é de esmagar a concorrência. Na região do ABC (São Paulo), por exemplo, onde nossa unidade piloto foi inaugurada, havia 04 unidades de uma empresa (franquias) concorrente, que fecharam as portas após nossa abertura.

Nossa meta é engolir 70% do mercado rapidamente, após a inauguração da franquia, para oferecer aos clientes um serviço decente, honesto e de qualidade.

9Como funciona a Central de Atendimento? Ela vai captar clientes para mim?

Sim. Possuímos diversas extensões de anúncios online, divulgação dos serviços em sites semelhantes ao nosso setor, e buscamos frequentemente fechar parcerias e convênios de porte nacional com grandes empresas. A título de exemplo, apenas do setor de reformas, atualmente fornecemos aos franqueados 3 pedidos de orçamentos de reparos/reformas por dia!

Entretanto, vale ressaltar que a divulgação local (panfletagem, banners, parcerias locais, etc) é de responsabilidade do franqueado.

PARTE III - Rotina Operacional da Franquia

1Quanto tempo é necessário da aquisição da franquia à inauguração?
Você precisará de um CNJP, e o prazo para a abertura varia de região para região. Em média, você o terá em mãos em 30 dias. Enquanto a documentação fica pronta, você será instruído a buscar seu ponto comercial, adequá-lo de acordo com nosso padrão (logo, banner) e realizar seu treinamento presencial na Franqueadora, bem como iniciar a divulgação local do negócio.
2Posso trabalhar sozinho?
Sim. Nosso modelo mais básico, home based, oferece a oportunidade do franqueado trabalhar como um handyman, onde ele mesmo executará os serviços requisitados pelos clientes.
3Como é feita a cobrança dos serviços?
O franqueado poderá atuar em 3 segmentos: pequenos reparos (cobrados por hora), reformas (cobradas por empreita, onde fornecemos tabelas de preços e suporte com arquiteta se necessário, para ajuda na elaboração do orçamento) e manutenção (cobrada mensalmente de condomínios e/ou empresas).
4Qual o valor da cobrança dos serviços?
Estes valores deverão ser estudados através de uma pesquisa de mercado na sua região, que é auxiliado pela franqueadora, mas deve ser feita pelo franqueado, por já possuir conhecimento sobre o local próximo à sede.
5Como são divididos os territórios de atuação de cada franquia?
Os territórios são divididos por número de habitantes da região juntamente com a renda per capita. Tomamos o cuidado de fazer um estudo detalhado do estado/cidade em questão para que não haja, de maneira nenhuma, concorrência entre franqueados.
6A minha cidade comporta mais franquias. Como funciona?
Trabalhamos com um sistema de franquias preferenciais, e não exclusivas. A título de exemplo, peguemos a cidade de São Paulo, com 12 milhões de habitantes. É impossível uma franquia sozinha atender toda demanda da cidade. Então a dividimos em regiões, para que todos os franqueados obtenham o maior lucro possível deste mercado.

PARTE IV - Investimento

1Qual a média de faturamento da franquia?
O faturamento de sua unidade terá uma evolução de acordo com a adição de serviços prestados, juntamente com contratos de manutenção fechados. Também entra na equação a região de atuação do franqueado. Para efeitos de média, em cidades próximas à capital, o faturamento médio inicial é de R$ 50.000,00.
2Qual o prazo de retorno do investimento?
De 08 a 12 meses.
3Qual a margem de lucro?
A margem de lucro varia entre 30% a 40%, dependendo dos serviços prestados pela franquia.
4Qual a forma de pagamento da taxa de franquia?
A taxa de franquia, devido ao seu baixo valor, deverá ser paga à vista, na assinatura do Contrato de Franquia (R$ 50.000,00). Há regiões onde a taxa pode variar para menos ou para mais (dependendo do potencial de mercado apurado pela franqueadora).
5Quais despesas mais há para eu abrir a franquia?
Não exigimos tamanho mínimo para a sede nem estoque de materiais, já que prestamos apenas serviços. Nosso modelo de franquias Master House não possui despesas extras ou imprevistas. O investidor precisará basicamente de: - Carro (caso não tenha); - Montagem básica de escritório: computador, telefone, mesa (caso não tenha).
6Qual o prazo de duração do contrato de franquia?
Dez anos, com renovação automática, de acordo com cláusulas contratuais.
7Quero abrir mais de uma franquia na minha região. Quanto devo pagar?
Dependendo do relacionamento com a franqueadora, região e qualidade dos serviços prestados pela franquia, a MASTER HOUSE oferecerá uma oportunidade de valor provavelmente menor do que a taxa praticada no mercado para a abertura de mais uma franquia.
8Se eu quiser sair da Rede, pagarei multa?

Primeiramente orientamos que só adquiram uma franquia MASTER HOUSE pessoas que gostem do setor de manutenção e conservação de imóveis. É necessário saber administrar as pessoas, motivando-as, lidar com os clientes, e sempre vestir a camisa da empresa.

Se for o seu caso, temos a clara e absoluta certeza de que seu negócio lucrará rapidamente e você desejará adquirir mais franquias. Entretanto, caso você necessite sair, haverá multa, pois gerará documentação a ser paga, investimento para treinar um novo franqueado para a região etc. Os valores estão estipulados no Contrato de Franquia.

9Quais são os valores mensais que terei que pagar como franqueado inicialmente?

Royalties:Piso de 01 (um) salário mínimo nacional (consultar);

Taxa de marketing para o FNMMH - Fundo Nacional de Marketing Master House:Piso de 1/2 (meio) salário mínimo nacional (consultar)

Sistema Online: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais);

Call Center: Até R$ 200,00 (duzentos reais);

Marketing Local: piso de 1/2 (meio) salário mínimo nacional.