O que é franquia?

Definição do sistema de franchising

Em especial, antes de comprar uma franquia, é altamente recomendável entender melhor sobre o franchising, encontrando a opção certa de franquia para você. O Portal TOP Franquias recentemente lançou um artigo completo sobre franquias, de ótima e interessante leitura.

O franchising tem sempre duas figuras participantes do sistema. De um lado, está a empresa que se propõe a implantar uma rede para distribuição de seus produtos ou serviços, que é denominada franqueador. De outro, está a pessoa física ou jurídica, que se propõe a implantar a unidade de distribuição de acordo com os padrões definidos pelo franqueador. Essa figura é denominada franqueado.

A primeira característica do sistema de franchising é que ele tem definições diferentes do ponto de vista do franqueador ou do franqueado, conforme Quadros 6.1 e 6.2 elaborados por Paulo Cesar Mauro, a seguir:

Do ponto de vista do franqueador, ao nosso ver, o melhor enfoque para o franchising é vê-lo como canal de distribuição aos clientes finais, pois este sistema não interfere no ciclo de vida dos serviços distribuídos.

É exatamente com a visão oposta e errônea do sistema de franquias que nossos principais concorrentes pecam e deixam a qualidade de seus serviços finais à mercê de franqueados não selecionados adequadamente, pois seus interesses estão focados na venda de franquias e não na venda e qualidade dos serviços prestados.

O final desta história só pode um: quebradeira generalizada das franquias e consequentemente de toda rede. Melhor para nós. É por este motivo que a Master House possui uma rígida seleção de franqueados: para fornecer serviços de qualidade aos clientes finais.

Voltando à definição do franchising, podemos considerá-lo como um sistema de distribuição em que existe uma aproximação maior entre os participantes do sistema, visando aumento de eficiência em relação à concorrência e busca de um equilíbrio de resultados entre os seus membros, numa relação de longo prazo.

O franchising também pode ser visto como uma alternativa de crescimento, muito mais como consequência de suas características do que como definição. Para o franqueado, o mais importante é a sua análise de risco e o retorno. É também uma alternativa de abertura de negócios conhecidos e de sucesso, de entrada em áreas desconhecidas, de implantação e gestão menos complexas e a chance de ter as vantagens da grande empresa, ao pertencer a uma rede importante.

Elaboramos um infográfico a fim de facilitar o entendimento do sistema de franchising, um dos temas da nossa avaliação de candidatos, necessária para ser aprovado a franqueado.

Faça o Download de nosso Infográfico abaixo
Infográfico - Vantagens do Franchising